O licenciamento obrigatório é um documento fundamental para quem deseja circular com segurança com seus veículos no estado do Espírito Santo. Para auxiliá-lo, reunimos todas as informações sobre o *licenciamento 2024 ES*; confira!
Por que efetuar o licenciamento?
O licenciamento anual, também conhecido como *CRLV 2024* (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), é um *documento de porte obrigatório* para todos os proprietários de veículos em todo o território nacional.
Nesse sentido, o licenciamento obrigatório é emitido somente após o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), do DPVAT (Seguro Obrigatório) e de quaisquer multas pendentes relacionadas ao veículo.
Portanto, ao portar o licenciamento, *o motorista garante que seu veículo está em conformidade* com o pagamento de impostos e taxas ao Detran e à Secretaria da Fazenda.
Enquanto a legislação sobre a *obrigatoriedade* do licenciamento é nacional, a definição dos valores do IPVA, das taxas e das multas é de responsabilidade do Detran e da SEFAZ de cada estado.
Como efetuar o pagamento do IPVA no ES?
O IPVA é uma taxa cobrada de *todos os veículos em circulação no Brasil.* Anualmente, o Detran do Espírito Santo – assim como em outros estados – *publica o calendário de pagamento do imposto*, com valores calculados com base no veículo e na alíquota do estado.
Entretanto, *o proprietário não precisa fazer os cálculos sozinho.* O Detran-ES se encarrega de enviar os valores atualizados. Para isso, o dono do veículo *acessa o site da SEFAZ-ES.*
Na plataforma da Secretaria da Fazenda, o proprietário acessa os menus ‘Área Pública’ e, em seguida, ‘IPVA’. Na página da SEFAZ, o usuário pode *consultar o IPVA e baixar a guia de pagamento.*
A guia em formato bancário pode ser paga em agências ou via internet banking das principais instituições financeiras do Brasil. Os proprietários têm a opção de pagar o valor total com desconto ou parcelar em até 6 vezes.
Como regularizar os débitos em atraso?
Além de quitar o IPVA do ano vigente, *o proprietário deve regularizar os débitos passados.* Sem o IPVA pago integralmente, *não é possível solicitar o licenciamento* junto ao Detran.
A plataforma do ‘IPVA’ no site da SEFAZ-ES permite duas consultas: sobre as informações do veículo e sobre a *emissão do boleto unificado,* com todos os valores de débitos, multas e impostos atrasados.
Com o boleto unificado impresso ou digital, o proprietário pode realizar o pagamento pela internet ou em agência bancária. Somente após isso é possível solicitar o licenciamento.
Passo a passo para solicitar o licenciamento ES 2024
Com os débitos e impostos regularizados, *o proprietário pode solicitar o licenciamento.* Acessando o site oficial do Detran-ES, o menu ‘serviços digitais de veículos’ oferece opções como: calendário de pagamentos, emissão de boletos e parcelamento de débitos.
Nesse sentido, *o proprietário que já quitou todos os impostos* pode selecionar apenas a emissão do boleto de licenciamento. A taxa é de R$ 168,40 e deve ser paga via boleto online ou em agência bancária.
Após o pagamento, o usuário terá o e-CRLV disponível na plataforma do Detran-ES em alguns dias úteis. O órgão não envia mais a versão impressa para o dono do veículo.
Calendário de pagamento do licenciamento ES 2024
A cada ano, o Detran estadual *atualiza o calendário de pagamento do licenciamento obrigatório.* A última versão é de 2023, mas já é possível fazer uma previsão para 2024; confira:
– Finais de placa 1, 2, 3 e 4: vencimento no final de setembro de 2024;
– Finais de placa 5, 6, 7, 8, 9 e 0: vencimento no meio de outubro de 2024.
Assim que o Detran-ES divulgar as últimas informações, *este post será atualizado.*