O licenciamento veicular é um dos documentos mais importantes para circular com o carro no estado do Ceará. Com o intuito de ajudar a não perder os prazos, apresentamos uma explanação abrangente sobre o licenciamento 2024 CE.
O que é o licenciamento?
O licenciamento do veículo, também conhecido como CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), é o documento anual que autoriza a circulação em vias públicas dentro do país. Emitido pelo Detran, ele confirma que o veículo está habilitado a rodar no território nacional.
Todos os proprietários de veículos devem obter o CRLV anualmente. Não portar o documento após o prazo máximo de pagamento resulta em multas e pontos na carteira.
Como obter o licenciamento?
Antes de solicitar o licenciamento, o proprietário precisa quitar o IPVA, as multas e o DPVAT relacionados ao veículo. Atualmente, os processos podem ser realizados pela internet.
O primeiro passo para obter o CRLV é quitar o IPVA. O imposto sobre os veículos é calculado com base no preço da tabela FIPE e na alíquota do estado. O Detran do Ceará disponibiliza a consulta online no site da Secretaria da Fazenda ou pelo app Meu IPVA.
Para emitir o boleto, o cidadão pode baixar o aplicativo ou acessar o site da Secretaria da Fazenda com o número do Renavam e da placa em mãos. Na plataforma, deve selecionar a aba ‘Serviços’ e, em seguida, ‘Imposto’. Além disso, o proprietário pode optar por pagar o IPVA à vista ou em parcelas.
O imposto pode ser pago nos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Casas Lotéricas. Aqueles que possuem conta no Banco do Brasil ou no Bradesco podem pagar com cartão de crédito.
É importante destacar que o Ceará considera como base para multas o prazo máximo da última parcela. Portanto, o calendário prevê o pagamento da última parte até o final de junho de 2024.
Como pagar os encargos e multas?
Para quem está em dia com o IPVA dos anos anteriores, basta pagar os valores do exercício vigente. No entanto, quem possui débitos com a Secretaria da Fazenda precisa acessar o site da SEFAZ do Ceará com o número do Renavam.
Nesse caso, o proprietário terá que quitar multas pelo atraso. O próprio site emite uma DAE para o pagamento dos débitos e regularização da situação do veículo.
Quanto às multas, o dono do carro precisa acessar o site do Detran e da própria Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Ceará para consultar o Renavam e emitir os boletos para a regularização da situação do veículo.
Taxas e prazos de licenciamento CE 2024
O proprietário que estiver com IPVA, DPVAT e multas regularizados pode solicitar o licenciamento anual. Para isso, o pedido pode ser feito pelo site do Detran CE, pela Central de Serviços pessoalmente ou até pelo WhatsApp do órgão, por meio do número (85) 31952300.
O governo do Ceará cobra taxas de R$ 164,77 para motos e de R$ 192,23. Para solicitar em qualquer canal do Detran, o proprietário precisa informar o Renavam e a placa do veículo. O pagamento das taxas pode ser feito via boleto no internet banking ou na agência.
Após regularizar a situação e pagar a taxa de licenciamento, o proprietário pode receber o CRLV atualizado. Em 2024, o Ceará não emite o documento físico e nem o envia para a casa do proprietário. Portanto, é necessário baixar o arquivo online.
Calendário do licenciamento CE 2024
Todos os anos, o Detran do Ceará divulga o calendário de prazos para o pagamento do licenciamento. Com base na última atualização de 2023, podemos projetar as datas em 2024:
– Placa final 1: até o meio de março de 2024;
– Placa final 2: até o meio de abril de 2024;
– Placa final 3: até o meio de maio de 2024;
– Placa final 4: até o meio de junho de 2024;
– Placa final 5: até o meio de julho de 2024;
– Placa final 6: até o meio de agosto de 2024;
– Placa final 7: até o meio de setembro de 2024;
– Placa final 8: até o meio de outubro de 2024;
– Placa final 9: até o meio de novembro de 2024;
– Placa final 0: até o meio de dezembro de 2024.
O proprietário do veículo deve saber que trafegar sem o CRLV atualizado após o prazo da placa pode gerar multas e pontos na carteira. É importante destacar que o post será atualizado após a divulgação do Detran CE.